Alepe aprova indicação de Eduardo Lyra Porto para o TCE

Em 16/05/2023
-A A+

A inscrição de Eduardo Lyra Porto de Barros para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco foi aprovada pela Comissão de Justiça e pelo Plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça. Ele foi sabatinado pelos parlamentares e assume a vaga aberta após a aposentadoria do conselheiro Carlos Porto Barros. 

Eduardo é advogado e, no serviço público, já trabalhou como delegado da Polícia Civil, procurador do estado de Roraima e procurador-geral dos municípios de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Ele destacou a própria atuação como advogado municipalista e a relação de proximidade com a gestão dos municípios. 

“Caso venha a ser escolhido como conselheiro, saibam que no Tribunal, além da questão técnica, contarão também com alguém que tem a sensibilidade e consciência das angústias dos gestores públicos, pois mesmo não tendo me candidatado a qualquer cargo eletivo, venho de uma família de políticos: primos, tios, pai e avô.”

A compreensão sobre as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras foi ressaltada como um atributo positivo pelos parlamentares que se pronunciaram na sabatina. O presidente da Comissão de Justiça, deputado Antônio Moraes, do PP, ressaltou a importância de conhecer a administração pública para julgar as contas dos municípios.

“O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco vai julgar gestores, políticos e é importante que se conheçam os dois lados. Talvez uma das coisas que mais impeça hoje de se entrar na política e, principalmente de ser gestor, é a dificuldade que a gente tem na questão de prestação de contas. Então, é importante que a gente tenha pessoas com sensibilidade ocupando aquele cargo.” 

O relator do requerimento da inscrição para o cargo foi o deputado Joãozinho Tenório, do Patriota, que apresentou parecer favorável à aprovação. O nome de Eduardo Lyra Porto de Barros foi aprovado por unanimidade pelo Colegiado de Justiça, na parte da manhã, e pelo Plenário, na parte da tarde, com 47 votos favoráveis e um em branco.

Para mais informações sobre esse e outros temas discutidos no Poder Legislativo, acesse www.alepe.pe.gov.br